Turismo do Porto visita Bairro Barredo


Atrás do ocupado Cais da Ribeira está o verdadeiro coração da cidade do Porto, um labirinto de ruelas estreitas, escuras e negligenciado, com caminhos que acompanham uma escalada constante ao topo do Monte da Se, essa é a silhueta majestosa da catedral e fortaleza o palácio episcopal. À medida que se vai subindo pelas Escalas do Barredo, não se pode deixar de notar algo como os sentimentos de solidão, abandono, tristeza e nostalgia transmitidas por alguns locais. No entanto, a cor ocre intenso que predomina nas fachadas, a roupa branca pura pendurada ao sol e o verde das plantas que adornam as varandas, dão um toque de cor especial e nos fazem esquecer a miséria escondida por trás dos muros das casas que deixamos atrás.

Um passeio pelo bairro Barredo, em Porto

Uma brisa de ar fresco que te arrebata e faz sentir o vento na cara é a primeira coisa que se sente quando chegarmos ao complexo monumental de La Se, um espaço aberto completamente separado e diferente do mundo labiríntico estreito e sufocante do centro. Vamos subindo pelas Escalas Verdades até a rua Victor Hugo. Caminhando vamos descobrindo lugares secretos em cada esquina, refazemos nossos passos e estamos diante de um dos monumentos mais importantes da área, a Torre do Barredo, que foi construída no século XII e é o mais antigo exemplo de arquitetura civil da Idade Média da cidade. Percam-se nestas vielas, deixem-se guiar por seu instinto e pare para tomar uma cerveja, uma bebida ou um copo de vinho em um dos pequenos bares que você encontrar nesta área, conversar com as pessoas e descobrir o verdadeiro sabor do Porto.
 


 

antiga cidade cheia de charme

 
A parte antiga da cidade é um belo lugar para se perder em suas ruas estreitas e apreciar a atmosfera que respiramos. Estas casas bonitas são bem cuidados e são espetaculares. As vistas são simplesmente fantástico, só preciso ver as fotos anexadas para se maravilhar com esta cidade. Se você gosta de cidades antigas que você vai adorar ...
 
 
 


 

A história e a arquitetura do Barredo... para melhor entender a Ribeira.

 
 
Na semana passada tive o privilégio de acompanhar um Passeio Cultural com o arquiteto da Câmara Municipal do Porto, António Moura que iria falar sobre o Barredo no pós 25 de Abril de 1974. 

Para quem não vive no Porto, vale explicar que o Barredo é a zona interior da Ribeira, ou seja uma área basicamente residencial que fica por trás daquele colorido casario que todos admiramos quando estamos na margem do rio Douro.
O Barredo, é uma das minhas zonas preferidas do Porto. Adoro andar por lá a admirar as casas tão antigas, coloridas, ver os locais , subir e descer as escadas, ouvir vozes dentro das casas, sentir o cheiro das comidas vindo lá de dentro. É um dos lugares onde o Porto é Porto mesmo.

O arquiteto António Moura foi quem esteve a frente do  CRUARB (Comissariado da Reabilitação Urbana da Área da Ribeira-Barredo) -  foi criado em Setembro de 1974 (pós-ditadura) e extinto em 2003.

O seu trabalho foi decisivo para que em 1996, o Porto fosse considerado Património Histórico da Humanidade.
O rio Douro era antes da criação do Porto de Leixões, um grande canal de movimentação de barcos de mercadorias que chegavam ou iam em direção ao mar ou ao Norte de Portugal.
  • Turismo do Porto visita Bairro Barredo


Outros Artigos Populares no Blogue