Ascensor do Lavra é dos mais secretos de Lisboa e vai dar a um miradouro lindo

Ascensor do Lavra é dos mais secretos de Lisboa e vai dar a um miradouro lindo

Inaugurado a 19 de abril de 1884, faz a ligação entre o Largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana, através da Calçada do Lavra.

Utilizava, originalmente, cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água como sistema de tração, passando, mais tarde, a ser movido a vapor. Em 1915, o ascensor que no dia da sua inauguração trabalhou 16 horas seguidas, foi eletrificado. 

Ascensor do Lavra é um funicular para transporte público coletivo, situado na Calçada do Lavra, em Lisboa. Inaugurado em 1884, é o elevador mais antigo da cidade de Lisboa; estabelece a ligação entre a rua Câmara Pestana e o Largo da Anunciada.

É propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa e encontra-se classificado como Monumento Nacionaldesde 19 de Fevereiro de 2002 (Decreto-lei 5/2002, Diário da República 42, 1.ª série-B, de 19 de fevereiro de 2002).

O funicular foi construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, (também responsável pela concepção de numerosas obras similares[1]), e inaugurado a 19 de Abril de 1884.

Elevador do Lavra esteve encerrado por avaria entre 8 de Julho e 12 de Agosto de 2011, tendo a reabertura dependido de material em falta.

As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, são compostas por duas coxias de comando, e um salão de passageiros com dois bancos corridos de costas viradas para as janelas, tudo no mesmo nível horizontal — havendo uma extremidade mais alta (anterior no sentido descendente) e outra mais próxima do solo, tal como o Elevador da Glória, no que difere de muitos outros funiculares. As entradas e saídas de cada carruagem fazem-se por duas portas munidas de cancela pantográfica e situadas na extremidade com menor desnível em relação ao exterior, de ambos os lados do posto de comando activo em ascensão.

O trajeto é de 188 m, com uma inclinação média de 22,9%, em via de carril duplo encastrado no pavimento de arruamento vulgar, com bitola de 90 cm e fenda central para ligação do cabo.

 

Em 2002, foi classificado como Monumento Nacional.

Percurso: Largo Anunciada – Rua Câmara Pestana

Horário de Funcionamento:
2ª feira a 6ª feira: 7h50 - 19h55 horas







O que visitar e conhecer em Portugal

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Faro

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Faro

Praia da Culatra Parque Natural da Ria Formosa Faro Algarventegrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira que separam o mar da Ria. Sendo apenas acessível por barco a partir de Olhão, não se encontram aqui veículos motorizados, reinando a paz e tranquilidade num ambiente prop...
As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Odemira

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Odemira

Praia da Franquia Vila nova de mil fontesJunto a Vila Nova Milfontes, uma das estâncias balneares mais concorridas do litoral alentejano, a Praia da Franquia está separada da sua vizinha Praia do Farol por um esporão rochoso. Sendo uma praia fluvial, as suas águas tranquilas são ideais para as crian&ccedi...
Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Elvas

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Elvas

Museu da Fotografia Joo CarpinteiroO Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro é um museu de fotografia situado na cidade portuguesa de Elvas no Distrito de Portalegre   O Museu Municipal da Fotografia é uma parceria entre a Câmara Municipal de Elvas e a Fundação João Carpinteiro.  I...
Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Setúbal

Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Setúbal

Castelo de Palmela Visita Obrigatria O Castelo de Palmela localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Setúbal, em Portugal. Na pení­nsula de Setúbal, no contraforte Leste da serra da Arrábida, está situado entre os estuários do rio Tejo e do rio Sado, próximo à f...