Roteiro para descobrir o Porto a Pé


Início: Terreiro de Sé. Passeios a Pé na Cidade do Porto

Acabamento: Estação de São Bento.

Tempo: 2 horas e meia.

Melhores tempos: Qualquer dia entre as 10h e as 16h.

Piores Tempos: de segunda a sexta das 8 às 10h e das 4 às 6h, devido ao tráfego pesado.

A única maneira adequada de explorar o coração do centro da cidade é a pé. Quase todos os principais monumentos estão na parte antiga da cidade, e as principais atrações estão próximas umas das outras. As ruas são muitas vezes estreitas e às vezes confusas para o visitante pela primeira vez; Mesmo armado com um bom mapa, é provável que você se perca de tempos em tempos. Há muito acostumados a entreter estrangeiros, as pessoas do Porto são geralmente amigáveis e hospitaleiras, e apontam na direção certa.

Comece sua excursão no coração da cidade velha, em:

1. Terreiro de Sé

Esta praça é dominada pela catedral, fundada como uma igreja fortaleza no século 12 e grandemente alterada em 1600 e 1700. Torres de cúpula quadrada flanqueiam a fachada principal. A "Praça da Catedral" também faz fronteira com um antigo palácio episcopal do século XVIII, agora escritórios municipais. Conhecida por suas portas e janelas revestidas de granito, ela contém uma escadaria excepcional. Também na praça há um pelourinho de estilo manuelino e uma estátua de Vímara Peres, o guerreiro de Afonso III de Leão, que capturou Portucale em 868 d.

Na parte de trás da catedral é uma das ruas mais charmosas do Porto:

2. Rua de Dom Hugo

Se você continuar ao longo desta rua, você passará pela Capela de Nossa Senhora das Verdades. É invariavelmente fechado, mas você pode espiar pela grade no altar rococó dourado, com uma estátua da Virgem ao centro.

Ao longo desta mesma rua, não. 32 representa o:

3. Casa Museu de Guerra Junqueiro

Esta mansão branca, agora um museu, foi a casa do poeta Guerra Junqueiro (1850-1923). O arquiteto italiano Nicolau Nasoni projetou esta mansão.

Continue pela Rua de Dom Hugo, uma rua estreita que se curva em torno do lado leste da Sé até chegar a alguns degraus íngremes. Estes foram esculpidos através de seções restantes das muralhas da cidade que existiam na Idade Média. Isto leva-te a uma das secções mais coloridas e pobres do Porto:

4. distrito da Ribeira

As ruas secundárias deste bairro histórico têm muito charme. A área está repleta de mercados de arcadas, igrejas, museus, monumentos e edifícios outrora elegantes.

Independentemente de qual beco você pegar, tudo eventualmente se funde com o:

5. Cais de Ribeira

A secção do cais do bairro da Ribeira abre para o Douro. Os moradores vêm aqui para o baixo custo tascas (tabernas) e restaurantes de frutos do mar, que foram construídos na arcada ao nível da rua dos edifícios antigos.

O centro do distrito é:

6. Praça de Ribeira

Moradores locais sentam-se ao sol contando histórias altas. A partir daqui, os visitantes podem apreciar as pousadas de vinho do porto em todo o Douro em Vila Nova de Gaia.

Agora siga para o norte até o:

7. Ponte de Dom Luís I

Este é o meio do trio de pontes sobre o rio Douro. A ponte de ferro foi projetada por Seyrig, um dos colaboradores de Gustave Eiffel, em 1886. Tem um vão superior e um inferior, ambos os quais afunilam o tráfego para Vila Nova de Gaia.

Depois de ver a ponte e o rio, refaça seus passos para a Praça da Ribeira. No lado oeste da praça, suba a Rua de São João até a:

8. Feitoria Inglesa (Casa de Fábrica da Associação Britânica)

Esta é a sede da Associação dos Transportadores de Vinho do Porto. Um dos edifícios mais lendários do distrito da Ribeira, fica onde a Rua do Infante Dom Henrique atravessa a Rua de São João. O cônsul britânico John Whitehead projetou a "fábrica" em 1786.

Siga a Rua do Infante Dom Henrique até:

9. Casa do Infante

A Casa do Infante fica na esquina da Rua de Alfândega. Henrique, o Navegador nascido no Porto, que lançou Portugal na Era dos Descobrimentos, supostamente nasceu nesta casa.

Siga a Rua do Infante Dom Henrique até:

10. Praça do Infante Dom Henrique

Uma estátua do Príncipe Henrique, o Navegador, enfeita esta praça. Aqui você pode visitar um grande mercado de alimentos cobertos, onde a tripa é vendida em grandes quantidades. Embora evitado por grande parte do mundo ocidental (exceto pelos florentinos), a tripa é considerada a comida favorita dos habitantes do Porto.

O destaque deste quadrado é o:

11. Igreja de São Francisco

Originalmente, esta era uma igreja gótica. Seu museu adjacente já foi propriedade de um mosteiro franciscano. Esta igreja possui o interior da igreja mais espetacular e luxuoso no Porto - e a competição é feroz.

Atrás da igreja, de frente para a praça, fica a do Porto:

12. Palácio de Bolsa (Bolsa de Valores)

Ele ocupa uma grande parte do local do que costumava ser um mosteiro franciscano. É conhecido por uma Sala Árabe oval cujos vitrais e arabescos parecem imitar o estilo da Alhambra de Granada, construída pelos mouros. A Bolsa de Valores fica na Rua de Bolsa e na Rua Ferreira Borges.

Siga pela Rua Ferreira Borges para o oeste, virando para o norte até o Largo de São Domingos. No topo desta praça, continue ao longo do noroeste:

13. Rua das Flores (Rua das Flores)

Alguns visitantes consideram esta a rua mais romântica do Porto. Há muito tempo é conhecida pela qualidade de seus ourives, mas o que torna a rua tão marcante em termos arquitetônicos são suas varandas de ferro forjado.

Esta rua abre-se para a Praça de Almeida Garrett, assim chamada pelo famoso escritor português. Nesta praça é o:

14. Estação de São Bento

Esta é a mais central das estações ferroviárias do Porto. O seu grande salão principal está decorado com grandes azulejos que traçam a história do transporte em Portugal.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal