Portugal já não é o porão de barganha da Europa que foi nos anos 60 e 70. Os preços cada vez mais se alinharam com os outros países da União Européia, mas é mais barato que a vizinha Espanha e muito menos caro do que os países do norte, especialmente a Escandinávia.

Não há limites para as moedas estrangeiras trazidas para Portugal, mas os visitantes são aconselhados a declarar o valor transportado. Isso prova à Alfândega Portuguesa que a moeda veio de fora do país e permite que retire a mesma quantia ou menos.

Moeda Euro

O euro, a nova moeda única européia, tornou-se a moeda oficial de Portugal e de outros 11 países em 1º de janeiro de 1999, mas não sob a forma de dinheiro. Em 1 de janeiro de 2002, foram introduzidas notas e moedas em euros. Durante um período de transição de dois meses, as notas do escudo, a antiga moeda de Portugal, foram retiradas de circulação. O símbolo do euro é €; sua abreviatura oficial é EUR.

É uma boa ideia trocar pelo menos algum dinheiro - apenas o suficiente para cobrir despesas ocasionais do aeroporto e transporte para o hotel - antes de sair de casa (embora não espere que a taxa de câmbio seja ideal), para evitar linhas no aeroporto Caixas eletrônicos (caixas eletrônicos).

Frommer lista preços exatos na moeda local. No entanto, as taxas flutuam, portanto, antes de partir, consulte um site de câmbio, como www.oanda.com/convert/classic, para verificar as taxas atualizadas ao minuto.

Caixas eletrônicos

A maneira mais fácil e melhor de obter dinheiro fora de casa é em um caixa eletrônico, às vezes chamado de "caixa eletrônico" ou "caixa eletrônico". As redes Cirrus (tel. 800 / 424-7787; www.mastercard.com) e PLUS (tel. 800 / 843-7587; www.visa.com) abrangem todo o globo. Vá para o site do seu cartão bancário para encontrar os locais de ATM no seu destino. Certifique-se de que conhece o seu Número de Identificação Pessoal (PIN) e o seu limite diário de retirada antes de partir. Nota:Muitos bancos cobram uma taxa toda vez que usa um cartão no caixa eletrônico de outro banco, e essa taxa pode ser maior para transações internacionais (até US $ 5 ou mais) do que para as domésticas (onde raramente são mais de US $ 2). Além disso, o banco do qual sacar dinheiro pode cobrar sua própria taxa. Para taxas de retirada internacionais, pergunte ao seu banco.

Observação: os bancos que são membros da Global ATM Alliance não cobram taxas de transação por saques em dinheiro em outros caixas eletrônicos membros da Alliance; Entre eles estão o Bank of America, o Scotiabank (Canadá, Caribe e México), o Barclays (Reino Unido e partes da África), o Deutsche Bank (Alemanha, Polônia, Espanha e Itália) e o BNP Paribus (França).

Os cartões multibanco são abundantes em Portugal, mesmo em cidades pequenas, mas especialmente em Lisboa e no Porto. Há uma sobretaxa típica de US $ 1 a US $ 5 por retirada. Os cartões de débito funcionam quase como um cartão de caixa eletrônico. Em todo o país, esse cartão pode ser usado para retirar dinheiro de bancos associados ou caixas eletrônicos espalhados.

É sempre aconselhável levar dinheiro de várias formas durante as férias: um mix de dinheiro, cartões de crédito e cheques de viagem. Também deve trocar dinheiro suficiente para cobrir incidentes do aeroporto, gorjetas e transporte para o hotel antes de sair de casa, ou retirar dinheiro na chegada em um caixa eletrônico do aeroporto.

Em muitos destinos internacionais, os caixas eletrônicos oferecem as melhores taxas de câmbio. Evite trocar dinheiro em agências de câmbio e hotéis comerciais, que geralmente têm as maiores taxas de transação.

Major Change in Credit Cards

Chip e PIN representam uma mudança na forma como os cartões de crédito e débito são usados. O programa é projetado para reduzir o uso fraudulento de cartões de crédito. Mais e mais bancos estão emitindo versões de Chip e PIN de seus cartões de débito ou crédito. No futuro, cada vez mais fornecedores solicitarão um número de identificação pessoal de quatro dígitos ou PIN, que será inserido em um teclado próximo à caixa registradora. Em alguns casos, um garçom levará um modelo de mão à sua mesa para verificar seu cartão de crédito.

Aviso: alguns estabelecimentos em Portugal podem não aceitar seu cartão de crédito, a menos que tenha um chip de computador incorporado nele. O motivo? Para reduzir fraudes com cartão de crédito. Mais e mais lugares em Portugal estão passando do cartão de crédito da faixa magnética para o novo sistema de "Chip e PIN".

Na troca de tecnologia, alguns varejistas concluíram falsamente que não podem mais levar cartões de furto ou que não podem mais levar cartões de assinatura que não tenham mais PINs.

Por enquanto, tanto os cartões novos quanto os antigos são usados em lojas, hotéis e restaurantes, independentemente de terem as antigas máquinas de cartões de crédito e débito ou as novas máquinas de Chip e PIN instaladas. Espere muita confusão antes de chegar em Portugal ou em outro lugar.

No ínterim entre os cartões de crédito tradicionais e aqueles com um chip de computador incorporado, veja o que pode fazer para se proteger:

  • Receba um PIN de quatro dígitos do banco emissor do seu cartão de crédito antes de sair de casa.
  • Ligue para o número no verso de cada cartão e peça um PIN de quatro dígitos.
  • Fique de olho no logotipo correto exibido na janela do varejista.  quer Visa ou MasterCard, não Maestro, Visa Electron ou Carte Bleue.
  • Saiba que seu cartão Amex funcionará onde um logotipo da Amex for exibido, mas o cartão não é tão aceito como Visa e MasterCard.
  • Como último recurso, verifique se tem dinheiro suficiente para cobrir sua compra.