O ecoturismo em Portugal pode ter demorado a chegar, mas está começando a se instalar nessa linda terra. Muitos lugares são sobrecarregados, especialmente ao longo da costa. Mas outras áreas, especialmente no interior, estão sendo preservadas e reservadas para as gerações futuras.

O maior parque nacional de Portugal é a Peneda-Gerês, no distrito do Minho, a norte da cidade de Braga, perto da fronteira espanhola.

Mas o pequeno país tem muitas áreas especialmente protegidas, que são reservas naturais. A maioria destes encontra-se nas regiões montanhosas, incluindo Montesinho, perto de Bragança; Alvão, perto de Vile Real Amarante; e a Serra dos Candeeiros, perto de Fátima.

Nos últimos anos, o governo também declarou algumas das áreas costeiras de Portugal como paisagens protegidas, resgatando-as dos desenvolvedores. Estas áreas incluem os resorts de Esposende; Sintra-Cascais; e sudeste do Alentejo, perto do Cabo de São Vicente.

Se  gostaria de encontrar alojamento em áreas protegidas de Portugal, confira Turismo da Natureza em Portugal na Av. Eng. Arantes e Oliveira # 13, 4B, 1900-221 Lisboa (www.icat.fc.ul.pt).

Solares são casas de família em oposição a hotéis, e cada um deles oferece uma experiência de férias com um toque pessoal. No entanto, dentro desta categoria, as acomodações são variadas, desde elegantes casas de campo a chalés rústicos, até mesmo fazendas, cada uma com um caráter individual. Algumas das casas TURIHAB já receberam visitantes desde os séculos XVI e XVII. Os anfitriões organizam uma série de atividades de lazer, como pesca, caça, golfe, natação, caminhadas, tênis, equitação, ciclismo e degustação de vinhos.

Para uma lista de acomodações ecológicas, espalhadas pelo país, pesquise www.itsagreengreenworld.com . Várias herdades, quintas e vilas espalhadas por todo o país aceitam hóspedes, desde o norte do Algarve até ao Minho. Talvez reserve um retiro de ioga ou uma quinta nas encostas da Serra do Caramulo, no centro de Portugal.

Outro bom site para o ecoturismo é o http://ecoclub.com , listando membros e atividades que se concentram em torno do ecoturismo. Por exemplo, poderá juntar-se a "Nature Meetings" na ilha da Madeira, a primeira empresa nessa ilha a fornecer experiências de caminhada em profundidade. também pode se unir a um feriado ecológico nas montanhas de Portugal, perto da antiga cidade universitária de Coimbra, ou então uma propriedade ecológica no famoso Parque Natural da Serra da Estrela, onde  pode ficar nas margens do rio Mondego. em uma grande fazenda construída em granito com uma piscina privada.

A Responsible Travel (www.responsibletravel.com) contém uma grande fonte de ideias de viagens sustentáveis dirigidas por um porta-voz do turismo responsável na indústria de viagens. A Sustainable Travel International(www.sustainabletravelinternational.org) promove práticas de turismo responsáveis e publica um guia anual Green Gear & Gift Guide.

Pode encontrar dicas de viagem ecológicas, estatísticas e empresas e associações de turismo - listadas por destino em "Travel Choice" - no site da TIES, www.ecotourism.org. Confira também a Conservation International(www.conservation.org) - que, com a National Geographic Traveler, apresenta anualmente o World Legacy Awards (www.nationalgeographic.com) aos operadores turísticos, empresas, organizações e lugares que fizeram uma viagem significativa. contribuição para o turismo sustentável. O Ecotravel.com