Quando faz check-in em um hotel, verá as tarifas oficiais publicadas no saguão principal e em algum lugar do seu quarto, talvez na parte inferior do closet. Essas taxas, ditadas pela Diretoria de Turismo, são reguladas e realmente são uma forma de controle de aluguel. Incluem a taxa de serviço de 13% e o imposto sobre valor agregado de 18% (IVA).
Se ocorrer uma infração como sobrecarga,pode pedir para receber o Livro de Reclamações Oficiais, no qual pode escrever suas alegações. O gerente do hotel é obrigado a entregar seus comentários à Diretoria de Turismo. A equipe da diretoria as examina para ver se ações punitivas devem ser tomadas.
O governo classifica os hotéis em Portugal de cinco estrelas para um. A diferença entre um hotel de cinco estrelas e um hotel de quatro estrelas nem sempre será aparente para o visitante casual. Muitas vezes a distinção é baseada em imagens quadradas de banheiros e outros detalhes técnicos. Quando vai abaixo deste nível, entra no reino do hotel da segunda e terceira classe. Alguns podem ser decentes e até mesmo excelentes lugares para ficar. Os hotéis de terceira classe são acomodações simples em Portugal.
Os hotéis costeiros, especialmente os do Algarve, são obrigados a conceder aos visitantes fora de época (Nov-Fev) um desconto de 15%. Para atrair mais negócios fora de época, vários estabelecimentos oferecem esse desconto de meados de outubro a março.
Preços e classificações neste Guia - Salvo indicação em contrário, os preços neste guia incluem taxas e serviços. O café da manhã pode ou não estar incluído; as anotações individuais refletem várias políticas do hotel sobre o café da manhã. Todas as referências em Portugal para "incluindo café da manhã" referem-se ao café da manhã continental de suco, café ou chá, croissants, manteiga e geléia. Se ficar em um hotel e encomendar bacon e ovos ou outros extras, provavelmente será cobrado por eles como itens à la carte. As taxas de estacionamento são por dia.
Pousadas
Ao viajar pelo campo, planeje suas viagens para fazer uma parada nas pousadas depropriedade do governo . O governo português estabeleceu essas pousadas em edifícios históricos, como conventos, palácios e castelos. Muitas vezes eles ocupam belos cenários físicos. Geralmente (mas nem sempre), as pousadas estão em regiões que não dispõem de muitos hotéis adequados - desde Sagres de Henrique, o Navegador, até um castelo feudal na cidade murada de Óbidos. As taxas não são baixas mas, pela qualidade e serviços oferecidos, são moderadas. Um hóspede não pode ficar mais de 5 dias porque geralmente há uma lista de espera. Termos especiais são concedidos a casais em lua de mel.
Casas de campo
Muito mais emocionante - pelo menos para nós - do que as pousadas é a cadeia de fazendas, casas de campo e casas senhoriais restauradas que abriram para o público aqui. Estas propriedades são as mais recomendadas neste guia, e oferecem grande conforto e muito charme, muitas vezes em um ambiente histórico.
A melhor e mais extensa rede encontra-se na região de Viana do Castelo, onde por vezes pode embarcar com a aristocracia portuguesa pobre mas orgulhosa. Muitas dessas mansões e fazendas são chamadas de quintas. A associação Turismo de Habitação,que opera principalmente no norte, foi formada para divulgar e vincular essas acomodações únicas. Nos últimos anos, áreas como as Beiras e o Alentejo foram incluídas. Escritórios turísticos locais fornecem diretórios que incluem fotografias coloridas e mapas com direções. Todas estas propriedades são de gerência privada e o café da manhã é sempre incluído. Praça da República, 4990 Ponte de Lima (tel. 25 / 874-28-27; www.solaresdeportugal.pt).
Outras Acomodações Especiais
Pousadas turísticas não administradas pelo governo são conhecidas como estalagens. Muitas vezes, estes oferecem algumas das melhores acomodações em Portugal; muitos são decorados no estilo tradicional português, ou típico, e representam pechinchas de alto nível.
A residência é uma forma de pensão, sem pensão. Estes estabelecimentos oferecem apenas um quarto e café da manhã. A pensão é uma pensão que cobra as taxas mais baixas do país. O "luxo" pensão é um equívoco; o termo significa simplesmente que o pensão goza da mais alta classificação em sua categoria. As acomodações decididamente não são luxuosas. Uma "pensão de luxo" é geralmente o equivalente a um hotel de segunda classe. As pensões são encontradas para o caçador de orçamento. Muitos preparam porções generosas de boa cozinha local. Há duas pensões de primeira e segunda classe.
Outra adição à cena de acomodações é o solare. A maioria são casas de campo espaçosas, anteriormente propriedade da aristocracia portuguesa, que agora estão sendo restauradas e abertas como pousadas. Muitos datam da Era da Exploração, quando os navegantes trouxeram riquezas de volta de todo o mundo e estabeleceram casas luxuosas que foram passadas para seus herdeiros. As pousadas estão por todo o país, mas a maioria fica ao longo da Costa Verde, entre Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Reservas
As reservas são essenciais para as viagens de verão de alta temporada em Portugal, quando muitos hotéis se enchem de europeus em férias. A menos que seja incuravelmente espontâneo, provavelmente ficará melhor com alguma idéia de onde vai passar toda noite, mesmo na baixa temporada.
A maioria dos hotéis exige um depósito de pelo menos um dia antes de reservar um quarto. Normalmente, pode cancelar uma reserva de quarto com 1 semana de antecedência e obter um reembolso total, mas verifique a política do hotel ao fazer a reserva. É importante que inclua um cupom de resposta internacional pré-pago com seu pagamento, especialmente se estiver escrevendo para um hotel econômico. Melhor ainda, ligue e fale com um membro da equipe ou envie um fax.