AS 4 VILAS MAIS BONITAS DO ALENTEJO

AS 4 VILAS MAIS BONITAS DO ALENTEJO

As vilas mais bonitas do Alentejo, visitar o interior alentejano, é descobrir um Portugal. Cada lugar tem sua própria história oferecendo uma série de circuitos e rotas turísticas

1 – Monsaraz

Monsaraz, a airosa vila medieval de Monsaraz, mantêm a sua magia de outrora como poucos lugares no mundo. Feita de cal e xisto, este lugar sussurra-nos, por entre o eco dos nossos passos nas suas ruas, magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários, gentes bravas e damas de beleza singela.

 



Suspensa no tempo, a histórica povoação alentejana, uma das mais antigas de Portugal, é um destino obrigatório na sua lista de lugares a visitar no Alentejo. Especialmente depois de, em 2017, ter vencido na categoria “Aldeias Monumento” do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.


2 – Marvão

Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão localiza-se em Portugal, no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com menos de 500 habitantes, situada no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros.

 



A vila e as montanhas escarpadas em que se localiza estão inscritas na lista de candidatos a Património Mundial da UNESCO

 

3 – Castelo de Vide

Castelo de Vide é uma vila portuguesa do século XVI, localizada no distrito de Portalegre, região do Alentejo, sub-região do Alto Alentejo.

 



astelo de Vide é a sede de um município, com 264,83 km² de área e 3 407 habitantes, de acordo com informação de 2011.

O município encontra-se subdividido em 4 freguesias: Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas; Santa Maria da Devesa; Santiago Maior e São João Baptista.

Este município está limitado a nordeste pelo território espanhol, a leste pelo município de Marvão, a sul pelo município de Portalegre, a sudoeste pelo município do Crato e a oeste e noroeste pelo município de Nisa.

 

4 – Mértola



O “montado”: azinheiras, bolotas, cereais, varas de porcos e muita vida selvagem. Esta é uma das paisagens mais típicas da Península Ibérica, fruto da manipulação do homem desde tempos remotos. Para contrastar surge no final do percurso a maior albufeira do Parque Natural, a Tapada Grande, ladeada por velhos eucaliptos a fazer recordar os tempos áureos da exploração mineira na Mina de S. Domingos. 

Aventure-se numa viagem pelo tempo e descubra o legado da história nos traços das casas, no canto das vozes, nos ofícios e dizeres, nos aromas e gostos e no rosto das gentes que encontra pelo caminho. A visita inclui entrada nos núcleos museológicos do Museu de Mértola.

A NÃO PERDER | Monumentos nacionais: Antiga Mesquita/ Igreja Matriz; Castelo de Mértola; Torre do Rio. Núcleos Museológicos do Museu de Mértola (Mértola): Arte Islâmica; Circuito de visitas da Alcáçova; Réplica de Casa Islâmica; Casa Romana; Torre de Menagem; Arte Sacra – Porta da Ribeira; Basílica Paleocristã; Necrópole e Ermida de S. Sebastião; Forja do Ferreiro; Oficina de Tecelagem; Casa de Mértola. Outros Locais de interesse: Torre do Relógio; Núcleo museológico do Hotel Museu de Mértola; Convento de S. Francisco;Azenhas do Guadiana.






Mértola é uma vila raiana portuguesa do distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com mais de 2 000 habitantes. A vila encontra-se situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana, imediatamente a montante da confluência da ribeira de Oeiras.










O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores lugares para visitar em Sesimbra

Os 10 melhores lugares para visitar em Sesimbra

Praia do Portinho da Arrbida fica na Serra da ArrbidaA praia do Portinho da Arrábida é uma pequena praia localizada junto à pequena aldeia do Portinho da Arrábida, no concelho de Setúbal, em Portugal. Está inserida no Parque Natural da Arrábida e situada no sopé da Serra da Arrábida e...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Bragança

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Bragança

Igreja Catedral de Miranda do DouroA Igreja de Miranda do Douro, antiga Sé de Miranda do Douro ou Concatedral de Miranda do Douro, é um templo católico localizado na cidade de Miranda do Douro, nordeste de Portugal. Toda a gente sabe o que são catedrais, no entanto, o termo concatedral poderá não soar ...
Os 15 melhores pontos turisticos e passeios em Monumentos Viseu

Os 15 melhores pontos turisticos e passeios em Monumentos Viseu

Museu Nacional Gro Vasco ViseuO Museu Nacional Grão Vasco está localizado no centro histórico de Viseu, no antigo palácio dos bispos, do século XVI, ao lado da catedral. Em nada surpreende que o pintor Vasco Fernandes, celebrizado no decurso dos séculos com o epí­teto Grão Vasco, seja a ...
Os 7 melhores locais para visitar na Lourinhã

Os 7 melhores locais para visitar na Lourinhã

Praia de Paimogo vila da LourinhA Praia de Paimogo é uma praia situada na vila da Lourinhã, em Portugal. A baí­a é protegida pelo Forte de Paimogo, do século XVII. O areal da praia com suas águas calmas possibilita a prática de mergulho, caça submarina ou pesca desportiva. Nesta praia f...