O Top 25 da Dimensão Visitar nesta 5ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, está repleta de surpresas face à edição anterior, sendo a entrada da Nazaré no Top 10 provavelmente a mais marcante. Depois de perder um lugar na edição passada, a Nazaré - com uma subida transversal em todas as variáveis - atinge pela primeira vez um lugar no Top 10, subindo 6 posições. Ponta Delgada ascende aos 15 primeiros com a segunda maior subida no Top 25, nesta que foi a melhor edição do Ranking para o município açoriano que não para de subir desde a edição de 2015.

 

Entre os lugares cimeiros, destaque para o município de Cascais, que chega pela primeira vez à 4ª posição no Ranking de Turismo. No revés da medalha estão Tavira - que desceu 7 posições - e Óbidos, que depois de uma excelente prestação na edição passada, volta a sair do Top 25 da Dimensão de Visitar para dar lugar a Leiria, que se estreia nesta tabela. Destaque ainda para Guimarães, que recupera um lugar entre os 20 primeiros que havia perdido na última edição.



A escalada nazarena no Digital Demand - nesta edição causou ainda a descida de uma posição das cidades de Coimbra e Braga, que no entanto se mantêm como grandes referências no âmbito das marcas de turismo portuguesas, firmes no Top 10 Nacional. É ainda de destacar os municípios que se encontram da 14ª à 18ª posição estão separados por apenas uma décima de pontuação.