O programa do comboio histórico na linha do Douro arrancou no final da década de 90 com uma composição constituída pela locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, e por cinco carruagens antigas em madeira. Viajar no Comboio Histórico do Douro é fazer uma viagem no tempo. Num percurso à beira do Rio Douro, a locomotiva a vapor e as 5 carruagens históricas, percorrem a distância que vai da Régua ao Tua, numa viagem única ao passado, marcada pela beleza da paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial. 



A locomotiva a vapor 0186, construída  em 1925 pela Henschel & Son e as 5 carruagens históricas, percorrem a distância que vai da  estação da Régua à Estação do Tua, numa viagem única ao passado.

O preço dos bilhetes é de 45 euros e 25 euros para crianças dos 5 aos 12 anos ou então, bilhete combinado com viagem de ida e volta, uma das novidades deste ano, que é a comercialização de quatro packs, que incluem a viagem de comboio (ida e volta) da zona Norte – 50 euros, Centro – 60 euros, Alentejo – 70 euros e Algarve – 80 euros, até à estação da Régua, de onde parte o histórico. As crianças até aos 12 anos têm um desconto de 50 por cento.
 
Os bilhetes podem ser adquiridos na rede de bilheteiras da CP, através da bilheteira online da CP (NetTicket) ou pelo Call Center.

 
Os bilhetes para embarcar nestas viagens custam 42,50€. Os miúdos entre os quatro e os 12 anos só pagam 19€. Consulte os horários e o programa completo no site da CP — Comboios de Portugal.

 

Linha do Douro é uma linha de caminho-de-ferro em Portugal, de bitola ibérica, que liga Ermesinde ao Pocinho, numa extensão de cerca de 160 Km. A linha segue principalmente o vale do Rio Douro, de onde retira o nome, e na sua extensão máxima terminava na fronteira com Espanha junto a Barca de Alva, totalizando cerca de 200 km. Começou a ser construída em 1875, e foi concluída em 9 de Dezembro de 1887, com a inauguração do troço até Barca de Alva. No mesmo dia, foi inaugurada a linha desde esta estação até à rede espanhola, em La Fuente de San Esteban. A ligação internacional foi encerrada em 1 de Janeiro de 1985, e o lanço entre Pocinho e Barca D’Alva fechou em 18 de Outubro de 1988.  A Linha do Douro foi o ponto de origem dos quatro caminhos de ferro de via métrica na região de Trás-os-Montes: a Linha do Tâmega, de Livração a Baúlhe, a Linha do Corgo, da Régua a Chaves, a Linha do Tua, de Foz Tua a Bragança, e a Linha do Sabor, do Pocinho a Miranda do Douro.



Portugal: Com o Douro no coração

comboios-de-portugal

Inicie a viagem no Porto e deixe-se levar pelo comboio da CP, até ao Pinhão. Pelo caminho, poderá aproveitar de uma das mais belas viagens de comboio em Portugal, com o rio Douro como companhia e vistas incríveis para a região do Alto Douro Vinhateiro. Esta zona há mais de dois mil anos que produz vinhos em Portugal – entre eles, o famoso vinho do Porto.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal