Fiammetta é nada mais nada menos que mellhor restaurante itliano fora de italia fica em Lisboa, o que se come não é menos. A família de Ludovica tem pergaminhos no ofício: a trattoria Fiammetta (na praça romana homónima), fundada pelo seu avô em 1944, continua, ainda hoje, de portas abertas. “A minha avó tem 91 anos e ainda vai todos os dias ao restaurante. Já não cozinha, mas ainda manda”, conta a sorrir. A neta até nem queria ter aberto um restaurante, apenas uma mercearia. Mas teve de o fazer: “Vendemos muitos produtos que não são conhecidos pelos portugueses. A única forma de os dar a conhecer é servindo-os no restaurante”, esclarece.

O Fiammetta, em Lisboa, acabou de ganhar um prémio internacional que distingue os melhores espaços de comida italiana fora do país das massas e das pizzas.

A distinção Eccelenze Italiane Recomended Business 2019 foi atribuída pela associação Eccelenze Italiane. Tem por objetivo promover marcas e garantir a qualidade dos produtos italianos no mundo. 

Corria o ano de 1944, quando os três irmãos Giacinto, Varese e Alvaro Cristiani, ainda bastante novos, chegaram a Roma no auge da Segunda Guerra Mundial com o desejo e a esperança de construir um futuro para a sua família. A paixão pela culinária da sua terra natal, a Toscania, e sua dedicação ao trabalho foram os elementos que levaram estes três rapazes a escrever o futuro do seu restaurante: Fiammetta.

Este espaço foi fundado e é ainda gerido como uma pequena empresa familiar há mais de 74 anos, e é um ponto de encontro para palatos nostálgicos, caçadores de sabores tradicionais, turistas curiosos e clientes fiéis.

O Fiammetta agora duplicou o seu endereço com a abertura das novas instalações em Lisboa, Portugal, com um restaurante e uma loja gourmet que se reúnem no mesmo espaço. O Fiammetta Lisboa mantém orgulhosamente os mesmos valores dos três fundadores e, superando todos os limites geográficos, oferece aos seus clientes uma seleção cuidadosa de produtos italianos autênticos de origem artesanal exclusiva.