Esta é a aldeia mais bonita de Portugal, assim votaram os Portugueses


concelho de Arcos de Valdevez encontramos aldeia mais bonita de Portugal, conhecida como o pequeno Tibete português, devido aos seus socalcos, a aldeia do Sistelo tem cerca de 270 habitantes e é eminentemente rural. Mais de 70% da população, garante o presidente da Junta, tem mais de 60 anos e habitantes com menos de dez anos são apenas três. O gado anda à solta pelos montes da freguesia e, volta e meia, decide "passear" calmamente pelo meio das estradas, habituado que está à falta de trânsito.

 

SISTELO, UMA ALDEIA RURAL

 



Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, agasalhada pela nascente do rio Vez, Sistelo é uma pequena aldeia do concelho de Arcos de Valdevez conhecida pelos seus imensos socalcos verdejantes e centenários, moldados para fazer crescer cereais e alimentar o gado. Por entre as casas de granito desta encantadora aldeia rural, vislumbram-se os espigueiros e a misteriosa Casa do Castelo de Sistelo, erigida no final do século XIX.

Sistelo está integrada no concelho de Arcos de Valdevez cuja área total de paisagem está inserida na Reserva Mundial da Biosfera da Unesco e pode ser admirada de perto por quem percorre a Ecovia, uma linha de passadiços com mais de 30 quilómetros. Outra atração é a Porta do Mezio, uma das cinco entradas para o Parque Natural da Peneda Gerês, onde o visitante recebe todas as informações antes de se aventurar no parque, dispondo ainda de equipamentos de diversão e descanso.

  • Esta é a aldeia mais bonita de Portugal, assim votaram os Portugueses