11 razões pelas quais o Douro é dos melhores destinos de Portugal
Uma viagem inesquecível ou uma viagem de comboio ou de carro por Portugal é lindo e muito melhor se for pelo Vale do Douro, localizado a apenas 100 quilômetros a oeste da cidade do Porto. Procurados por viajantes curiosos em busca de uma introdução próxima e pessoal à vinicultura portuguesa, os visitantes têm mais do que uma visão da produção de vinho do porto - descubra por que o Vale do Douro é um dos lugares em que os habitantes locais mais se orgulham e Certifique-se de adicioná-lo à sua lista de baldinhos de viagem.
É um local da UNESCO e a mais antiga região vinícola demarcada do mundo
Os limites foram determinados para as vinhas do Vale do Douro em 1756, tornando-se a mais antiga região vinícola demarcada do mundo. A colheita de uvas e a produção de vinho remontam a 2.000 anos, no entanto, e o apoio das pessoas levou ao reconhecimento das vinhas como Património Mundial da UNESCO . Os socalcos de ambos os lados do rio Douro são de tirar o fôlego e únicos para a região.
Experimentar a produção de vinho do Porto e ajudar na colheita
Forte e doce, o vinho do Porto é o tesouro cultural do Vale do Douro e tem atraído aficionados internacionais pelo vinho desde o século XVIII. Participar da colheita e da produção, em meados do final de setembro, é uma maneira única de apreciar ainda mais essa deliciosa bebida doce.
Podes ficar em uma propriedade rural
Viajantes amantes de vinho podem ficar em quintas rústicas , ou propriedades cercadas por vinhedos e a paisagem de cortar a respiração. As casas de campo, com mais de 100 anos de idade, foram convertidas em hospedagem no estilo Cama e Café, para que os hóspedes possam passar dias tranquilos explorando a região e pernoitando no vinho e aprendendo sobre a cultura com os habitantes locais.
As vistas de tirar o fôlego são diferentes de qualquer outra parte do país
Vinhedos com terraços subindo e descendo as encostas ondulantes de cada lado do rio cheio de curvas são responsáveis pela paisagem única da região. Portugal é um país repleto de belezas naturais, mas o Vale do Douro é considerado uma das "jóias coroadas" do país. Alguns dos melhores miradouros para ver as colinas verdes e o rio Douro situam-se em Ventozelo (perto da fronteira Portugal-Espanha) e o Miradouro São Leonardo da Galafura, localizado entre o Peso da Régua e o Pinhão.
Podes planejar um passeio de barco romântico ao longo do rio Douro
Claro, dirigir ou tomar um trem vai passar mais rápido pela paisagem cênica, mas uma viagem de barco no rio Douro é talvez a maneira mais romântica de viajar
Para experimentar a culinária local
Não visite o Vale do Douro em uma dieta - outra razão para fazer o seu caminho para esta parte do norte de Portugal é a culinária local, e é tudo menos luz. Siga os locais até as tascas do bairro, onde carnes, peixes e ensopados enchem os cardápios. Alguns pratos favoritos incluem bacalhau grelhado , leitão assado e salada de polvo. Mesmo se não estiver com fome, pedir um prato de queijos e charcutaria para acompanhar um copo de vinho local é sempre uma boa ideia.
Muitas das mesmas propriedades que aceitam pernoites como locais que oferecem as melhores experiências gastronómicas e de vinhos, mas o DOC Restaurante em Folgosa combina uma experiência Michelin e um ambiente sofisticado com vistas incomparáveis (especialmente a partir do terraço sobre o rio) e refeições tradicionais são apresentadas com toques modernos e criativos.
Visite alguns museus extraordinários para aprender sobre a história da região
Aprenda sobre a cultura local, a gastronomia e o vinho enquanto faz museus, ou aprenda tudo em um só lugar no Museu do Douro em Peso da Régua.
Com que frequência podes andas pelo Douto de Canoa
Deleite-se com o seu amor por esportes aquáticos, vinho e atividades que aumentam a adrenalina, tudo isso enquanto se perde em um cenário pitoresco. Canoagem e caiaque são apenas mais duas atividades que esta bela região oferece.
É uma excelente área para observação de pássaros
Portugal em geral oferece muitas oportunidades de observação de aves e alguns dos melhores pontos são a Ria Formosa, a região do Minho, a Serra da Estrela e (por último mas não menos importante) o Vale do Douro . Coloque sua câmera pronta e pronta para capturar imagens únicas de várias aves de rapina (incluindo algumas espécies ameaçadas) como a cegonha-preta, o abutre do Griffon, a águia-real, o falcão-peregrino e as pipas vermelhas e pretas.
O Vale do Douro é apenas um salto, poupa e salta do charmoso Porto
Uma viagem de trem cênico está esperando por alguém que tenha tempo extra para passar no Porto, mas está interessado em explorar além da cidade . Saia da magnífica Estação de São Bento, decorada com azulejos, e descanse num passeio frágil pela zona rural de Portugal, ao longo do rio e através de vales verdes, na Linha do Douro, a histórica rota ferroviária.
Não há nada como recuar do dia-a-dia com as paisagens do Vale do Douro como pano de fundo
O Vale do Douro é verdadeiramente um destino fora do comum e um destino maravilhoso para a paz e tranquilidade. Pontilhada com aldeias sonolentas e cidades movimentadas, a vida se move em um ritmo lento e constante, e a região está repleta de marcos históricos que datam de vários séculos; alguns, como o Mosteiro de Alpendurada , datam de quase mil anos. As tensões cotidianas da vida vão desaparecer quando vagar pelas vinhas e conversar com os alegres moradores locais.