Um dos bairros mais bonitos do Porto é a Praça da Ribeira. Como um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, a área é repleta de ruas sinuosas medievais e pequenas vielas de paralelepípedos. Ribeira é extremamente cênica como fica na frente do Rio Douro e vem completo com inúmeros cafés, restaurantes e bares. Confira as melhores coisas para fazer e ver nesta bela área.

 

Rio Douro









O Rio Douro atravessa a cidade do Porto e faz fronteira com o extremo sul do bairro da Ribeira;  não pode visitar a Ribeira e perder o rio Douro. Dê um passeio ao longo das margens do rio e aprecie as vistas da colorida arquitectura portuguesa da Ribeira, tudo ao mesmo tempo que fica de olho na passagem de barcos de pesca na água.

 

Ponte de D. Luís









Uma impressionante maravilha de aço forjado que atravessa a largura do Rio Duro, a Ponte de D. Luís raramente deixa de impressionar os viajantes que percorrem este bairro histórico. Com uma extensão total de mais de 300 metros, essa estrutura de tirar o fôlego já foi a mais longa do tipo no planeta. Hoje, os bondes podem ser ouvidos através das águas no convés superior, onde há também uma passarela de pedestres com vistas espetaculares de Vila Nova de Gaia.

 

Elevador da Ribeira









O Elevador da Ribeira é outra ótima maneira de conhecer algumas das melhores vistas do bairro. Embora usado como meio de transporte público para os habitantes locais, o elevador serve como uma atividade de lazer para os visitantes. Montar o elevador custa uma taxa nominal e conecta o porto da Ribeira ao declive médio do bairro, conhecido como Barredo. Pegue o elevador e desça para explorar o bairro da Ribeira em toda a sua glória.

 

 

Jimão Tapas e Vinhos

Touting um menu de tapas clássicas portuguesas, este excelente restaurante é um excelente primeiro porto de escala para qualquer viajante ansioso para explorar a culinária única desta cidade do norte. Mergulhe em pratos de frutos do mar e carne, tudo preparado para a tradicional culinária portuguesa. O cenário é tão bom quanto a comida, com mesas de madeira e ótimas vistas das ruas de paralelepípedos do bairro.

 

Alminhas da Ponte









Alminhas da Ponte significa os "santuários da ponte". Aqui, os visitantes podem ver vários santuários feitos de bronze. Criada pelo escultor português José Joaquim Teixeira Lopes em 1897, a Alminhas da Ponte é um dos patrimónios mais proeminentes da Ribeira. Os santuários foram feitos para comemorar a queda de uma das pontes da Ribeira em 1809. Até hoje, os visitantes costumam deixar velas e flores nos santuários para homenagear aqueles que perderam a vida no desastre.

 

D. Tonho









D. Tonho é um local suave e sofisticado para comer na Ribeira. Gozando de alguns dos melhores assentos ribeirinhos do bairro (possibilitado por essas janelas do chão ao teto) este refúgio requintado combina com as vistas com um menu de pratos meticulosamente preparados que fundem a inovação e a tradição portuguesa.

Alminhas da Boa Fortuna









Quase escondida, a Alminhas da Boa Fortuna está localizada em um beco na saída da movimentada Rua Barredo. Significando "os santuários da boa sorte", é um pequeno santuário pintado de azul sobre uma parede amarela despretensiosa. É fácil errar, mas a inscrição acima do santuário com o nome de Senhor da boa fortuna, que significa "senhor da boa fortuna", revela-o. Diz a lenda que os visitantes que passarem pelo monumento receberão boa sorte em sua viagem.

 

Capela da Lada









Capela da Lada é uma das muitas igrejas católicas do Porto . Localizada no lado oriental do bairro da Ribeira, Capela da Lada é uma pequena e despretensiosa igreja situada entre duas empresas locais da Ribeira. Sua fachada branca desbotada do estilo barroco tardio reflete a velhice do edifício, enquanto o interior da Capela da Lada também é branco, mas apresenta detalhes dourados e molduras ornamentadas. Um ótimo local para explorar a arquitetura e a herança religiosa.

 

 

Coisas de Cá

Coisas de Cá é uma pequena loja de artesanato que vende algumas das melhores bugigangas e arte da Ribeira. A loja concentra-se no artesanato tradicional português, o que torna o local perfeito para comprar lembranças da Ribeira. Escolha entre joalharia portuguesa, cerâmica, mosaicos originais autênticos e peças de arte em metal artesanal. Como cada item vendido no Coisas de Cá é feito à mão por artistas regionais, eles refletem as pessoas, tradições e a história de Portugal como um todo.