Museu Municipal de Alcochete


O Museu Municipal de Alcochete, com três décadas de existência e integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2001, é constituído por dois núcleos de exposição permanente




Em 1988 abre ao público o primeiro dos núcleos, o Núcleo Sede. Nele são abordadas diferentes temáticas – arqueologia, história e etnografia – baseando-se a apresentação das suas coleções em critérios cronológicos, onde a valorização do património cultural local é prioritária.

A sua coleção de arqueologia integra achados dos períodos Paleolítico, Neolítico e da época romana, estes últimos de grade importância, resultantes de escavações efetuadas na área geográfica do Concelho.

Um pequeno, mas valioso, conjunto de objetos evidencia o reforço da importância de Alcochete, no contexto da municipalidade local nos séculos XV e XVI. Uma significativa coleção etnográfica deu origem a diversas áreas de exposição, destacando-se a importância de atividades de caráter marítimo, onde a salicultura, a construção naval e o transporte fluvial se complementaram, desenvolveram e deram origem a crenças e festividades muito peculiares.







INFORMAÇÕES DE CONTACTO


TELEFONE



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal