Eléctrico 28 viagem nos bairros históricos de Lisboa


Onde apanhar o electrico 28 em lisboa Durante o percurso passará rente aos azulejos que forram as fachadas de Alfama, terá vistas dos monumentos mais antigos "emoldurados" pelas ruas estreitas, passará por outros eléctricos seguindo no sentido oposto, e reparará em detalhes que não notaria se seguisse a pé. Saia cada vez que algo lhe desperte curiosidade, e depois espere pelo próximo veículo para seguir caminho. Consulte o percurso aqui ilustrado para ficar a conhecer tudo o que pode visitar em cada paragem.

O Eléctrico 28 é um verdadeiro ex-libris de Lisboa, e uma das melhores formas de conhecer a cidade.

Das janelas deste pitoresco meio de transporte podemos apreciar todo o património histórico e natural que Lisboa tem para oferecer, desde a imponente Basílica da Estrela até ao monumental Castelo de São Jorge, na zona medieval da capital.

Descemos pela Calçada do Combro, que nos leva até à Assembleia da República, um dos mais importantes orgãos de soberania nacional, e a partir daí voltamos a subir em direcção à Estrela, que nos oferece um relaxante passeio pelo seu magnífico Jardim, repleto de imponentes dragoeiros e jacarandás. Antes de regressar, não podemos deixar de visitar também a magnífica Basílica da Estrela, uma das mais brilhantes realizações do Barroco tardio em Portugal.

 



Já no percurso de volta, dentro da carruagem de madeira do nosso "Amarelo" 28, seguimos viagem em direcção à zona oriental da cidade. Entre solavancos, descemos de novo até à Baixa, com o Arco triunfal da Rua Augusta em destaque, e a esplendorosa Praça do Comércio mesmo ali ao lado, resultado da reconstução da cidade depois do terramoto de 1755. Daí passamos a Igreja da Madalena e começamos a subir em direcção à monumental Sé Catedral de Lisboa, datada do século XII, e edificada sobre a antiga mesquita muçulmana da cidade.

O velhinho eléctrico continua a íngreme subida, passa pelo imperdível Miradouro de Santa Luzia até desaguar no Largo das Portas do Sol, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas que Lisboa tem para oferecer. A partir daí embrenhamo-nos no velho e estreito casario de Alfama, bairro típico de Lisboa, berço do Fado. As labirínticas ruas desta zona da cidade, esquecida pelo tempo, são um verdadeiro desafio à passagem do 28, que teima em passar, apesar do pouco espaço existente.

Triunfante, o 28 continua pela Calçada de São Vicente, passa a Voz do Operário, e chega finalmente ao vibrante e luminoso Largo da Graça, empoleirado na mais alta colina de Lisboa. Não deixe de visitar os Miradouros da Graça e da Senhora do Monte, vai ficar arrebatado com tudo o que pode observar a partir destes locais de visita obrigatória.

A partir daqui sugerimos que se despeça do nosso amigo 28, e regresse a pé até à Baixa. Aproveite a proximidade do Castelo de São Jorge, e surpreenda-se com a vista panorâmica sobre toda a zona do Vale de Lisboa e Rio Tejo que o local lhe oferece.

Um passeio que vale a pena fazer cedo pela manhã, de maneira apreciar a inconfundível luz que a cidade de Lisboa tem para oferecer, as suas cores e cheiros...

O nosso fiel guia, o Eléctrico 28, vai lá estar sempre à nossa espera, para nos dar a conhecer uma Lisboa única e que não se pode verdadeiramente conhecer de outro modo.

 

Aqui tens os horarios do electrico 28 e o percurso 

O electrico começa em campo de Campo Ourique (Prazeres) mas podes apanhar em qualquer paragem 


Igreja Sto. Condestável


R. Saraiva Carvalho


R. Domingos Sequeira
Estrela - R. Domingos Sequeira
Estrela (Basílica)
Estrela
Cç. Estrela / R. Dr. Teófilo Braga
Cç. Estrela / R. Borges Carneiro
Cç. Estrela
R. S. Bento / Cç. Estrela
R. Poço Negros
Cç. Combro
Calhariz (Bica)
Pç. Luis Camões
Chiado
R. Vitor Cordon
R. Vitor Cordon / R. Serpa Pinto
Lg. Academia Nacional Belas Artes
R. Conceição
Igreja Sta. Maria Madalena

Limoeiro
Miradouro Sta. Luzia
Lg. Portas Sol
R. Escolas Gerais
Cç. S. Vicente
Voz Operário
Graça
R. Graça
Sapadores
R. Angelina Vidal
R. Forno Tijolo
R. Maria
R. Maria Andrade
Igreja Anjos
R. Palma
Martim Moniz

Os bilheres do electrico 28 podes comprar directamente na entrada

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal