Os 10 Parques Naturais Mais Bonitos de Portugal


Na verdade, o país é banhado em beleza natural e há uma infinidade de panoramas inacreditáveis e pontos de vista apenas esperando para ser descoberto. Com isso em mente, aqui estão os dez mais belos parques nacionais e naturais de Portugal.


 

Parque Natural Litoral Norte






Localizado no noroeste de Portugal, este parque encantador tem vista para o Atlântico selvagem. Os ventos ferozes que sopram do oceano ajudaram a moldar as extensas dunas de areia que caracterizam a área. As longas gramas ondulam ao vento, enquanto as aves marinhas sobem dramaticamente e o parque natural é um paraíso para uma grande variedade de pássaros que vêm aqui para se aninhar e se reproduzir. 




As dunas desoladas se acumulam e, atrás delas, as gramas começam a crescer, protegidas pelo amortecedor que elas proporcionam dos ventos. A área isolada faz para passeios pacíficos e paisagísticos como a natureza intocada e indomada rodeia, dando-lhe as boas vindas para descobrir as suas delícias escondidas.

Parque Natural do Alvao






Com suas características preguiçosas que vagarosamente e tranqüilamente descem de uma altura de 1.339 metros em seu máximo até apenas 260 metros, o Parque Natural Alvao compreende duas topografias distintas e, como tal, as paisagens variadas são lindas de se ver. Embora pequeno em tamanho, os seus dois ecossistemas distintos e muito diferentes fazem com que este parque valha a pena uma visita. 




Na zona superior, a área montanhosa cheia de morros proporciona ótimas caminhadas e os penhascos rochosos e formações de granito são cortados dramaticamente para revelar a Zona Bazal abaixo. Demarcando esse cisma súbito está a bela cachoeira de Fisgal, que mergulha graciosamente no chão, cobrindo os arredores com um borrifo nebuloso. 




O rio Olo atravessa o parque e os leitos dos rios rochosos são deliciosos para explorar como eles dão lugar a florestas que revestem as margens para ambos os lados.

 

Parque Natural do Douro Internacional



 

Localizado na fronteira com a Espanha, este parque é realmente a fronteira, pois é o caminho que leva o rio que marca Portugal da Espanha; daí o nome Parque Natural do Douro Internacional. O rio abre caminho pela paisagem, serpenteando pelas falésias e ravinas que a água erodiu ao longo dos séculos. 




Com as margens do Douro subindo abruptamente em ambos os lados, os penhascos rochosos estáticos contrastam lindamente com o rio que flui rápido abaixo deles. O cenário é lindo para contemplar e as áreas de ambos os lados do rio estão cobertas de vegetação exuberante devido à água que dá vida fluindo por. 




Pequenos cursos de água e corredeiras pontuam o Douro de tempos a tempos e apenas aumentam a sensação cénica do parque natural.

Parque Natural da Ria Formosa






Popular entre os banhistas e observadores de aves, a paisagem deslumbrante do Parque Natural da Ria Formosa é um belo cenário para aproveitar o sol e desfrutar de tudo o que o parque tem para oferecer. Localizado no sul de Portugal, no Algarve, o agradável clima ameno atrai os visitantes para as suas margens ao longo do ano. 




Se descansar na praia não é sua coisa, em seguida, as lagoas, zonas húmidas e areias infinitas da Ria Formosa são um verdadeiro deleite para explorar como eles são simplesmente espetacular de se ver. As aves migram para a área em suas rotas migratórias e, nessas épocas do ano, os céus acima do parque estão repletos de bandos de pássaros que voam de um lado para o outro.

 

Uma ópera se passa diante de seus olhos enquanto os bandos competidores tocam uma sinfonia acima de sua cabeça, movendo-se como um ao som do mar e ao redor

 

Parque Natural de Montesinho






 

Um hotspot de biodiversidade, a bela paisagem exposta faz com que o Parque Natural de Montesinho valha a pena uma visita e, como um dos maiores parques do país; há certamente muito a ver. Colinas ondulantes e vales dão lugar a riachos escorregadios e lagoas tranquilas, antes que densas florestas cobertas cubram seu caminho. 

As trilhas serpenteiam pela montanha que dá nome ao parque e do topo há uma vista linda sobre os arredores. Com um grande número de grandes mamíferos a residir em Montesinho, os visitantes afortunados podem vislumbrar um lobo ibérico, o lince ou a deliciosa genitália comum. 

Rara e indescritível, a presença destes animais faz com que parques como o Montesinho sejam ainda mais importantes, pois protegem o seu habitat natural.




Parque Natural da Serra da Estrela






 

Este incrível parque natural certamente tem muito a oferecer. Composta pela maior cadeia montanhosa do país, a Serra da Estrela é também a casa do pico mais alto de Portugal, a Torre, que se eleva a pouco menos de 2000 metros de altura. Belos vales e desfiladeiros marcam o campo e, devido à variada topografia do parque, uma abundante variedade de fauna e flora cresce em suas diferentes alturas. 

Lagos e florestas são intercalados entre as montanhas e tropeçando em águas cristalinas ou caminhos da floresta deliciosamente isolada fazer visita a este parque uma experiência mágica.

 

Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

 



vai até o canto sudoeste de Portugal, encontrará mar, sol, areia e um surpreendente parque natural, todos esperando para serem explorados. 

As praias intermináveis do Algarve são incrivelmente belas e, emolduradas pelas falésias que as contemplam; você nunca mais vai querer deixar essa parte da costa. 

Banhadas pelo sol, as areias macias sob os pés, que às vezes dão lugar a praias pedregosas, proporcionam passeios deliciosos com o sol brilhando nas águas próximas. Pacífica e relaxante, você definitivamente vai se sentir descansado e fresco depois de visitar este lindo parque natural.

Parque Natural da Arrábida









Com lindas praias arenosas, belas falésias rochosas alinhadas na costa e montanhas baixas cobertas de vegetação exuberante que se estende para o interior, o Parque Natural da Arrábida tem uma riqueza de delícias naturais para os visitantes se deleitarem.

O clima mediterrânico aquecido produz uma abundante variedade de fauna. e flora que pintam a paisagem em uma miríade de cores. No interior, as planícies amarelas dão lugar a trechos verdes escuros de floresta que cobrem as colinas ondulantes que margeiam a costa branca abaixo. 

Um refúgio popular para as pessoas que vivem em Lisboa, as praias imaculadas, como Figueirinha e Galapinhos são particularmente agradáveis em meio a todas as outras riquezas em oferta. Adorável passeios pacíficos são abundantes nesta área cênica e lentamente passeando ao longo dos caminhos costeiros vai acalmar sua alma como a brisa suave do oceano esfria sua pele.

Parque Nacional da Peneda-Gerês



Localizado no extremo norte de Portugal, é o único parque nacional do país: a Peneda-Gerês. Criada para proteger e preservar esta gama única de paisagens, as inóspitas e selvagens Montanhas Gerês são fascinantes para explorar. Embora existam alguns picos de montanha no parque, são os dois mais altos (assim Geres e Altar doe Cabroes) que oferecem as melhores vistas panorâmicas dos seus arredores. 




Trilhas e caminhos serpenteiam ao redor do ambiente intocado do parque e há uma infinidade de locais interessantes para visitar, desde interessantes formações rochosas até os antigos celeiros que foram construídos pelos primeiros colonizadores da região. Há uma série de belas cachoeiras para visitar dentro da Peneda-Gerês e uma das vistas mais memoráveis são as ruínas de Vilarinho das Furnas. 




Esta antiga aldeia foi deliberadamente submersa ao encher um reservatório local e as ruínas emergem durante a estação seca, quando as águas baixam. Estranhas formas de contemplar, ainda que estranhamente belas, as ruínas são imperdíveis neste parque inesquecível que realça com perfeição todas as maravilhas naturais de Portugal.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal