15 melhores coisas para fazer em Valongo e visitar


A cidade de Valongo fica nas colinas a 10 km do centro do Porto . Você pode pegar cada centímetro da capital do Norte e depois voltar para uma comunidade residencial tranquila, perto de montanhas cobertas de florestas e vinhedos, e com um punhado de atrações próprias para mantê-lo desviado.

Em junho, uma das celebrações tradicionais mais exclusivas de Portugal acontece em Valongo, ao mesmo tempo que organiza um festival de magia no outono, que inclui até 200 artistas, muitos do exterior. Você também está em um lugar conveniente para ver algumas coisas na periferia do Porto que a maioria dos turistas negligencia, como o Mosteiro medieval de Leça do Balio, que foi projetado como uma fortaleza.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Valongo :

1. Ribeira do Porto

Com o Porto a 15 minutos de carro, é natural que você vá gravitar em direção a esta cidade da UNESCO.

Você deve mergulhar no centro histórico, na Ribeira, que brilhantemente pintou casas na margem do rio Douro.

É um bairro caótico e turístico com bares e restaurantes.

A partir do cais, existe uma vista para o crescimento da Ponte Dom Luís I, conduzindo o tráfego rodoviário, pedestre e eléctrico sobre o Douro a dois níveis.

Na margem esquerda do Douro, em Vila Nova de Gaia, encontram-se as famosas pousadas portuárias, bem como alguns miradouros espectaculares sobre o rio, para olhar para o Porto.

E deste lado do rio você pode embarcar em uma curta viagem em um rabelo, os antigos navios que costumavam enviar vinho rio abaixo de vinícolas no leste.

2. Museus e vistas do Porto

 

Levaria dias para passar por todo o Porto, mas há alguns deveres que todo o marinheiro de primeira viagem tem que marcar.

A igreja barroca dos Clérigos tem uma torre de 76 metros que atravessa a paisagem urbana, com 240 degraus até o topo.

O sensacional edifício da Bolsa de Valores do Palácio da Bolsa tem interiores dos séculos XIX e XX, com um estilo diferente em quase todos os salões, incluindo o Salão Árabe, que tem uma decoração primorosamente ornamentada.

E a Praça da Liberdade é um espaço aberto distinto, delimitado pela prefeitura e grandes blocos de apartamentos e projetado no século XVIII.

Depois, há a catedral e uma infinidade de igrejas menores (a Igreja do Carmo, a Igreja de São Francisco para iniciantes), todas brilhando com madeira dourada e com azulejos.

 

3. Museu Municipal de Valongo

 

O museu de Valongo fica na antiga prefeitura neoclássica, do começo do século XIX.

Quando foi convertida em uma atração em 2001, parte da decoração interior foi restaurada ao seu esplendor original, enquanto outras partes do edifício foram transformadas em espaços modernos e arrojados.

Você será apresentado à história e cultura de Valongo, aprendendo sobre seus antigos negócios de mineração de ardósia e processamento de linho, bem como os Bugios (cristãos) e Mourisqueiros (mouros) que saem às ruas em 24 de junho. arte, fósseis de trilobitas e artefatos romanos das minas de ouro que eles cavaram nas montanhas de Valongo.

4. Galeria Museológica do Fórum Cultural de Ermesinde

 

O centro cultural de Ermesinde é tão legal quanto eles vêm.

É adaptado em uma fábrica de azulejos e tijolos da cidade, que data de 1910. O edifício foi totalmente reformado para montar um auditório e uma galeria, mas grandes seções da fábrica foram integradas ao design.

Exposições de arte são realmente realizadas dentro do antigo forno, usando suas aberturas para iluminação e ar condicionado.

Desde a sua inauguração, esta galeria apresenta espectáculos para alguns ilustres da arte contemporânea portuguesa, como Cruzeiro Seixas, Albuquerque Mendes e Jaime Isidoro, bem como talentos emergentes de todo o Porto.

5. Museu da Lousã

 

Costumava haver minas de ardósia em Valongo e, embora estas já não sejam exploradas, a indústria deixou um pequeno legado na cidade.

O Museu da Lousã possui três casas de ardósia, construídas com técnicas tradicionais.

O primeiro deles leva para casa a dureza da vida como um mineiro, com alojamentos apertados e uma pequena oficina onde as mulheres da família cortavam lápis de ardósia para obter renda extra.

Os dois prédios restantes possuem máquinas de mineração, fotos e exposições sobre a extração do material e suas diversas aplicações.

 

6. Centro de Interpretação Ambiental

 

Em torno de Valongo, a conurbação do Porto começa a diminuir e a expansão urbana é substituída pelas serras de Santa Justa e de Pias.

Estes são picos baixos situados em bosques naturais de florestas e eucaliptos e percorridos por um afluente do Douro.

Antes de iniciar um passeio por essa paisagem, você pode largar este centro de interpretação que o levará a conhecer a planta e os animais que possuem um habitat nas cordilheiras e também alguns dos fósseis encontrados na área.

7. Festa da Bugiada

 

O Dia de São João ou a noite anterior é um momento especial na área do Porto, e cada município tem a sua própria maneira de celebrar a data.

As festividades de Valongo acontecem no dia 24 e são tão únicas que logo poderão ser reconhecidas pela UNESCO. A história por trás dos bastidores representada nas ruas de Valongo é uma batalha sobre uma imagem milagrosa de São João Baptista de propriedade dos cristãos (Bugiadas), mas também procurada pelos Mourisqueiros (mouros) para ajudar a curar a filha de seu rei.

Ambos os lados se vestem com trajes coloridos e estritamente codificados e executam danças para simbolizar o conflito.

Mas também há muito mais acontecendo, como peças satíricas e outras danças tradicionais (Dança do Cego ou Sapateirada).

8. Magico Valongo

 

O mais antigo festival de magia de Portugal traz alguns deslumbramentos a Valongo na virada de outubro de cada ano.

O evento não é em grande escala, mas conquistou o coração da comunidade mágica da Europa e foi elogiado pela Federação Internacional de Sociedades de Magia (FISM). Ele vem desde 1992 e convida dezenas de ilusionistas para a cidade.

Estes vêm de todo o mundo, e entre os convidados ao longo dos anos foram vários vencedores do FISM Grand Priz.

Participam em concursos de magia, espectáculos de rua, conferências e eventos de gala no elegante centro cultural de Ermesinde.

9. Museu Mineiro de São Pedro da Cova

 

Se você está curioso sobre os velhos modos de vida em Valongo, não terá falta de coisas para fazer.

O complexo de mineração abandonado em São Pedro da Cova foi declarado um “monumento de interesse público” em 2010. O carvão foi extraído neste local por 170 anos, e algumas estruturas pesadas permanecem no local, como a cabeça de concreto titânico, que foi o primeiro em Portugal a ser construído a partir deste material.

Nas galerias, situadas no antigo dormitório, você pode entrar em uma seção de túnel, ver um minecart original, capacetes, lâmpadas e descobrir a geologia das camadas de carvão sob Gondomar.

10. Estádio do Dragão

 

Nos arredores do nordeste do Porto é o lar do seu time de futebol mais famoso.

A Liga dos Campeões, a Taça UEFA e a SuperTaça Europeia, o FC Porto, venceu todos eles e é a segunda equipa mais bem sucedida da história de Portugal, atrás apenas do Benfica.

Esta herança brilhante espera por você no museu, que pode ser combinado com um passeio pelo estádio.

Você descerá para os abrigos e terá uma visão do treinador desta arena de 50.434 lugares.

Se você for novato no clube, o museu irá guiá-lo através dos triunfos da copa e apresentará um panteão de ex-grandes nomes como Deco, João Pinto, Jardel, Falcao e as seleções que venceram as Copas Européias de 1987 e 2004.

 

11. Mosteiro de Leça do Balio

 

Um breve passeio pelos subúrbios do norte do Porto, esta igreja é um monumento nacional português e remonta a 1000s.

Na verdade, o local é muito mais antigo do que isso, já que havia templos romanos e visitgóticos neste lugar, mas nenhum está presente no edifício atual.

Foi dado um redesenho gótico pelos Cavaleiros Hospitalários em 1300, e essa é a aparência que permanece.

Observe a torre defensiva com suas torres e laçadas de flecha e as ameias que cobrem todas as paredes do prédio.

Há uma qualidade arejada na nave, apesar das estreitas janelas românicas, e enquanto você navega, você verá curiosas figuras esculpidas nas capitais e na tumba gótica reclinada de um frade do século XV.

12. Zoo da Maia

 

O zoológico de Maia é imperdível se você estiver de férias com membros da família menores, mas os adultos também ficarão satisfeitos por seus habitantes serem bem cuidados.

Esta atividade tem mais répteis do que qualquer outro zoo em Portugal, entre eles tartarugas, tartarugas, lagartixas, iguanas, toda uma série de cobras e jacarés.

Muitas das cobras estão alojadas no mesmo salão assustador que os escorpiões, tarântulas e piranhas do parque.

Há uma demonstração de alimentação para o leão marinho do zoológico e você observa as aves de rapina em vôo, ambas programadas três vezes por dia.

13. Costa

 

Se você está com vontade de brisa do mar e ondas que você não vai precisar mais de 15 minutos para chegar a Matosinhos, há uma praia de bandeira azul neste local, totalmente exposta ao Atlântico e com rolos vigorosos que os surfistas adoram quando as condições são certo.

Matosinhos é também uma zona de marisco central, especialmente em redor do antigo porto de pesca, onde as sardinhas assadas, os pratos de marisco (o caranguejo é fantástico aqui), arroz com marisco e inúmeras preparações de bacalhau aguardam.

Para um ambiente de praia mais remoto, pode viajar pela costa, passar pelo aeroporto, pelas praias protegidas por dunas a caminho de Vila do Conde.

14. Parque Nascente

 

É bom saber que, mesmo que o Valongo esteja quase no campo e ao pé de uma cadeia de montanhas, ainda é possível fazer algumas compras sérias.

Isso porque o shopping Parque Nascente fica a dez minutos de distância.

É um dos principais destinos de compras do Porto, atraindo 12,5 milhões de pessoas por ano, e com marcas ibéricas como Oysho, Bershka e Zara, que estão tomando a Europa de assalto.

Este enorme complexo foi inaugurado em 2003, com 135 lojas em três níveis, além de 35 restaurantes e um cinema.

Se você está preocupado com problemas de linguagem no cinema, a maioria dos filmes em inglês é legendada e não é dublada.

E se você precisar de provisões, há também alguns supermercados.

15. Comida e Bebida

 

Valongo tem uma tradição culinária que é tão forte como sempre, com algumas iguarias locais a gosto.

Em vitrines de padaria você verá os doces brancos, uma confeitaria parecida com os merengues, e decorada com uma cobertura de limão.

Sobremesas tradicionais aqui muitas vezes fazem uso de sobras de pão.

Então há a sopa seca, que é um pão embebido em vinho do Porto e muito açúcar, e aromatizado com canela, além de pudim de pão, em que o pão é misturado com leite, ovos e açúcar.

Quanto às bebidas, há vinhas à volta de Valongo, que produzem vinho verde, naturalmente leve e fresco, e fantástico com marisco.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal